Sobre a comunicação

Fazer-se entender. Tarefa desafiadora, uma vez que depende do seu interlocutor se mostrar disposto a entendê-lo.

Chego a conclusão, depois de algum tempo, não sei se foi a vida que me ensinou ou se foi a faculdade de comunicação, fato que, sim, somos responsáveis pela comunicação, e que não, não somos responsáveis sozinhos.

Não há mágica e nem técnica que faça uma pessoa que quer ouvir uma coisa e ouve outra. Ela tentará traduzir aquelas palavras para o mais próximo possível de seu paradigma anterior.

Paradigma é a maneira como enxergamos e entendemos fatos, pessoas e situações, baseadas em experiências vivenciadas ou adquiridas anteriormente. Ou seja, nos comportamos e agimos, segundo um padrão conhecido, mesmo diante de situações novas.
Uma intertextualidade, tudo que acontece, as informações que chegam para nós, ou que passamos para os outros, faz parte de uma bagagem, uma bagagem singular, um conhecimento que adquirimos com o passar do tempo, e nada é capaz de tira-la de nós.
E estaremos sempre acrescentando mais e mais.
Um exemplo, uma criança quer assistir determinado desenho e você diz NÃO. Ela tentará traduzir aquele “não” ouvido um SIM que se adeque à sua vontade. Com adultos funcionam da mesma forma.
Por exemplo: ” ‘NÃO’, agora, daqui a pouco, vai ser um SIM.”
Se você diz, algo positivo e sincero pra alguém, que já tem um certo preconceito ou rejeição ao que você fala, será transformado naquilo que seja mais próximo do que ela esperava.
 O diálogo entre duas pessoas é um grande desafio. Muitas vezes procuramos sentidos escondidos nas palavras ditas por outros.Julgamos emoções, atitudes, deduzimos pensamentos, opiniões, e por aí vai.
Na verdade o objetivo deste post é fazer com que cada um de nós fiquemos mais atentos ao que ouvimos e estejamos dispostos e disponíveis a sermos mais tolerantes e menos preconceituosos com o próximo.
Sim. As pessoas podem mesmo desejarem o nosso bem. Sim. Pode ser sincero aquele elogio. Sim. Pode ser de verdade aquela preocupação. Diga sim a tolerância e abertura de ideias!
CARPE DIEM
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: