Sinceridade e grosseria.. a linha é tênue.

Sobre pessoas grosseiras que acham que podem dizer o que pensam.

boca_tapada-213x166-custom

Sinceridade¹: dizer o que pensa, sem hipocrisia ou fingimento. Colocar para fora aquilo que está guardado dentro de nós.
A sinceridade é uma grande qualidade,
E também a franqueza do ser humano. Como dizia Oscar Wilde: “Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal”. Cito essa frase pra frisar  uma questão importante:
Qual o limite separa a sinceridade x grosseria?
Grosseria é se expressar de maneira errada, porque acredito que as pessoas não são grossas sempre de proposito. (Ingenua?)
Tenho pavor de pessoas indelicadas, pois essa é uma grande qualidade minha.
Tive berço, mais do que isso, uma educação nata. Jamais falaria algo que ofendesse ou magoasse alguém. Se já magoei, tenho a consciência limpa que não foi por maldade, mas apenas por falar sem pensar.
A pessoa que gosta de falar o que pensa sem filtros é uma pessoa grosseira e não sincera.
Dizer o que pensa a qualquer custo, sem pensar nas consequências, poderia ser considerado sinceridade?
Na maioria das vezes sim, na nossa pobre cultura as pessoas encaram desta forma, porém sinceridade e grosseria não deveriam caminhar juntas, pois nem todo sincero é grosseiro, claro! Amo sinceridade. (Quem não?) rs
Vejo muitas pessoas sendo extremamente grosseiras sempre me dizendo “desculpe, mas eu sou sincera (o)!” … então fico imaginando, e se cada um falar o que bem entender, desde que esteja sendo “sincero”? Acreditando que está amparado e protegido por opiniões sinceras.
‘Se estivéssemos falando de equações matemáticas, eu diria que “sinceridade – grosseria = assertividade”.
Assertividade é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a NÃO VIOLAR O DIREITO DAS OUTRAS PESSOAS.”
As pessoas devem ter noção, a famosa máxima de seu direito acaba onde o meu começa. Sim, que sejamos sinceros, honestos, francos mas sempre com respeito, com o cuidado de não ferir ninguém. Se bem que acho, que algumas pessoas abusam deste contexto para descarregarem a inveja, acham um defeito e pronto querem evidencia-las a todo custo para ver se a própria vida fique mais fácil…
Todos tem a sua verdade; eu tenho a minha, você que me lê, tem a sua. As divergências são naturais, cada um pensa de uma forma, e que bom que é assim. Imagina um mundo onde todos fossem exatamente iguais?
a partir de hoje quando me deparar com pessoas sem educação
minha resposta será : “Desculpe, mas isso é grosseria. Tenha mais educação e respeito, obrigada”

Deixe um comentário

