Concentrar escutando música

Ter foco no trabalho ou em alguma tarefa pode ser um pouco complicado para algumas das pessoas, quando se tem déficit de atenção é muito mais complicado, o DDA ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal. Quando pessoas que têm DDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui, ao invés de aumentar (como nos sujeitos do grupo de controle de cérebros normais). Portanto, diferentemente de que dizem por aí, o déficit de atenção é sim uma doença. 

Mas não quero debater sobre esse assunto, pois já falei sobre isso muitas vezes aqui no blog, principalmente quando fui ‘oficialmente diagnosticada’.

Essa semana saiu uma notícia de uma empresa que sugere escutar músicas para aumentar a concentração. A focus@will oferece playlistis ara que você possa maximizar a sua concentração e não perder o foco com outras coisas.

Tendo TDAH ou não, muitas pessoas se distraem facilmente e acabam perdendo o foco das suas obrigações. Achei a proposta ótima, apesar de que eu, em particular quando estou ‘focada (hiperfoco) não escuto nada em minha volta. (Isso mesmo, se eu estiver focada pode falar o que quiser) Mas a música realmente me ajuda a “entrar no foco” (focar no foco – haha)

Usando a neurociência e a psicologia para entender a distração, a focus@will desenvolve faixas musicais que vão desde músicas clássicas e melodias acústicas até sons de chuva e ondas quebrando na praia.

A empresa sugere que maior parte da distração é causa pela audição. Qualquer som estranho no ambiente pode acabar com seu foco. O homem desenvolveu sua audição na pré-história para ficar atento a predadores.

Com o passar dos anos, essa não é mais a maior necessidade do ser humano, mas seu sistema auditivo se mantém aguçado.

Se você ouvir um som estranho agora, vai parar de ler o texto para ver o que é esse barulho. Você perdeu seu foco no texto. Vai voltar a ler e pode se esquecer de onde parou. “Você já imaginou como seria distrativo se você ficar notando cada pequeno detalhe do ambiente todo o tempo?”, explica focus@will.

Muitos escritórios colocam música ambiente para que os seus funcionários sejam mais produtivos — e não caiam no sono. Mas isso pode ser um grande erro.

Se a faixa musical não for bem escolhida, você pode acabar passando o resto do dia com aquele refrão-chiclete grudado na sua cabeça — e isso não vai ajudar sua concentração.

Segundo a focus@will, o tempo médio que as pessoas conseguem se concentrar é de 20 minutos por vez. Mas com a faixa musical correta, esse tempo pode se prolongar por até 100 minutos.

Depois desse período, é necessário fazer uma pausa para relaxar. O gráfico abaixo mostra como se comporta as oscilações desse ciclo:

Reprodução

Gráfico mostra concentração de uma pessoa

 

Quer maximizar seu foco? Ouça essa seleção:

https://www.youtube.com/watch?v=5OGJRx76zLY  😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: